Pular para o conteúdo principal

Reflexões das 03:09 [Show do Roupa Nova!]

.:: Esta mensagem foi escrita às 03:09 do dia 21/04 logo que cheguei do show do RN - só pra não esquecer de nada ::.

- Só pra não esquecer: Show do baralho!!!

Mais tarde escrevo com mais clareza e sem ingenuidade sobre o show do Roupa Nova...

Não posso esquecer do seguinte:
  • A experiência é tudo!
  • Pode parecer brega, mas o tema "amor" e paz "vendem"!
  • A Música é um modelo de ciberespaço por natureza [11:25 de 21/04]
  • A arte e o talento não envelhecem!  [11:25 de 21/04]
  • Contemporaneidade tem a vem com competência e talento (são coisas diferentes)!   [11:25 de 21/04]
E por aí vai.....

Até mais!

Pois bem, pq classifico o show do "velho" Roupa Nova como uma das experiências mais legais que já tive? Parece exagerado mas não é, pois saí de lá muito diferente do que entrei, reafirmando um pouco minhas concepções, mudando outras e me dando conta de coisas que nem mesmo imaginava... Bem, mas blog não e espaço de academicismo, mas de registro de percepções que são tão voláteis e flexíveis quanto qq experiência humana.

> A experiência é tudo: Esta é uma das percepções que foram abaladas... Eu pensava, na boa mesmo, que a experiência e o talento não precisavam andar juntos. Mas acho que estava enganado!!! - são trinta anos que os caras fazem show um dia sim e outro não - 120 shows por ano não é pouca coisa - E por isso junto nesta leva a minha crença (e essa se confirmou) que A arte e o talento não envelhecem! O Talento é um diferencial que, sem dúvida nem todos tem, ou melhor, tem em diferentes áreas e em diferentes complexidades, mas que não se basta. A experiência dá ao talento naturalidade, leveza, fluidez e descontração. E (abstraia os seus gostos musicais) quando temos em um só palco talento musical (que se traduziram em vocais dignos de RN - desculpem a redundância ;-) e em arranjos harmônicos que se não virtuosos, sem dúvida, de execução perfeita) e experiência que não somente envolveram TODAS as pessoas que naquele momento sentiam-se como componentes da banda a 3 décadas, mas criaram uma atmosfera de cumplicidade ímpar sem absolutamente nenhum tipo de alusão a sexo e drogas, somente a Rock'n Roll de qualidade e para um espectro de gostos que foram de Sandy e Jr. (ok, ok, só quero me referir a um som mais infantilizado) até Kiss e U2. E aproveito pra trazer pra este caldo de ideias a última que apontei na madruga do dia 21/04: Contemporaneidade tem a vem com competência e talento (são coisas diferentes)! Pensa comigo: fazem 30 anos que eles estão na estrada com sucesso absoluto; A formação básica é a mesma; O empenho em executar as músicas era visível - algumas já tocadas por eles milhares de vezes; As pessoas que curtem o som deles tem, fazem parte de, pelo menos, 3 gerações diferentes; As músicas foram cantadas por, se não me engano (;-) ), 98% das pessoas; O que é isso senão competência e talento?

> O argumento da paz e do amor: Pois bem, sem dúvida, embora nos escondamos um pouco do amor e teimemos em pensar em paz como sinônimo de fraqueza (em nossas relações inclusive), o show do RN demonstrou que existe "demanda" (não financeira, ao menos para quem assistia) para estes dois elementos - se é que dá pra se chamar assim... Bem, é claro que o amor retratado pelo Rn em suas músicas está longe do amor absoluto da nossa Marrom, mas é um amor puro, bem humorado e inteligente e, a julgar pelas interpretações vistas na platéia, esse é o amor com o qual as pessoas se identificam. Quanto à paz - não tô falando da paz mundial - até pq desisti de ser miss universo quando nasci homem rsrsrs -, mas da paz de cabeça e coração. Estou certo que é disso que precisamos (eu ao menos) em um mundo apressado, muitas vezes baseado em trocas que nem sempre levam em consideração a racionalidade necessária ou a competência alheia e nossa, e que nos impede de abrir nossos olhos para a infinidade de possibilidades de cores, sons e cheiros que o mundo nos oferece... ;-) Que nos faz rir mais do que franzir a testa! ;-)


Por fim, A Música é um modelo de ciberespaço por natureza! pq cada pessoa que estava assistindo ao show estava vivenciando uma nuance diferente das notas das músicas, do diálogo aberto e franco estabelecido entre os integrantes da banda e o público! As paredes do espaço em que estávamos eram ignoradas e as lembranças de anos atrás, ou os anseios e desejos do presente se intensificavam, o tempo parou em 2 horas de viagem pelo mundo subjetivo de cada um que só parecia se encontrar na comemoração travestida de aplausos e gritos ao final das músicas. A mistura de sons, imagens digitais e analógicas, de sintentizadores e instrumentos acústicos tecia uma rede completa de sentidos que nos fizeram ver q a vida só vale a pena quando é colorida, dinâmica e apaixonada - parece chavão né? mas eu disse que queria registrar inclusive aquilo que já é senso comum - mas que teimamos em ignorar... Por isso, mais vida, mais risos, mais sinceridade e mais paixão... é assim q se vive ;-)


É assim que vejo a experiência do dia 20/04... Ao menos por enquanto! rsrsrs

Ah, esqueci de comentar: que bis hein?!?!?!!?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc