Pular para o conteúdo principal

Sobre Crimes Cibernéticos

Algumas ideias sistematizadas para a revista Identidade da editora Tecnologia - Jornalista Priscila Santos (PS)...



(PS) Qual a melhor definição para crimes cibernéticos e qual o perfil dos pessoas que praticam estes atos?

Com relação à definição, uma das possíveis seria: qualquer ato realizado utilizando-se a Internet ou, meio digital, que cause dano ou prejuízo a alguém, a um  grupo de pessoas, a uma empresa ou a uma organização de qualquer tipo. Assim como os crimes praticados fora do meio não digital, estes atos tem diferentes níveis de impacto sobre o cotidiano "de quem" ou "do que" sofreu o dano.

Embora a definição de crime cibernético seja extremamente aderente ao conceito de "crime", o perfil do criminoso cibernético tem se consolidado como um indivíduo com conhecimento técnico diretamente proporcional ao crime cometido. Isto é, quanto mais elaborado o crime, maior o grau de conhecimento técnico do criminoso. Uma curiosidade acerca do perfil do criminoso é que ele pode variar de um pré-adolescente trabalhando sozinho de seu próprio quarto enquanto realiza seus trabalhos de aula, até uma quadrilha especializada atuando em diferentes partes do planeta.

(PS) Quais são os erros mais comuns dos usuarios em relação a cair nestas armadilhas da web?

Vários procedimento aumentam o risco dos usuários da internet quando se trata de crimes cibernéticos.  Dentre eles é possível citar:
  • Abrir arquivos anexados em e-mail, especialmente os .exe, .ppt, .bat;
  • Usar a mesma senha para diferentes serviços na internet;
  • Usar senhas fáceis de descobrir como nome, sobrenome, data de nascimento, cpf, etc.
  • Salvar as senhas em computadores de uso comum a outras pessoas.
  • Informar dados confidenciais em sites

(PS) Com a tecnologia cada vez mais evoluida quais são os riscos destes crimes se expandirem?

Sim, mas é importante lembrar que também evoluem os mecanismos de proteção e prevenção. Um outro elemento a ser destacado e que deve ter seus desdobramentos com a popularização dos computadores e com as políticas de acesso à rede diz respeito ao nível de experiência dos usuários.

Ou seja, ao passo em que mais e mais pessoas tem acesso a estes equipamentos e à infraestrutura de redes, o que é extremamente positivo, mais superficial tende a ser seu conhecimento acerca de procedimentos de segurança, o que é, potencialmente, um problema.

Assim, criar espaços ou ambientes onde é possível às pessoas o conhecimento dos perigos e das formas de proteção é fundamental. Já existem vários sites que tem este objetivo, dentre eles, é possível citar a SaferNet Brasil, uma associação civil de direito privado, com atuação nacional que tem por objetivo transformar a Internet em um ambiente ético e responsável, que permita às crianças, jovens e adultos criarem, desenvolverem e ampliarem relações sociais, conhecimentos e exercerem a plena cidadania com segurança e tranquilidade. O acesso à SaferNet Brasil se dá a partir do endereço http://www.safernet.org.br.

(PS) Que tipo de perigo estão expostas pessoas que disponibilizam seus dados pessoais nas redes sociais?

Existem várias questões a serem pensadas antes de disponibilizar dados em redes sociais. A pergunta básica é: quanto eu quero que as pessoas saibam de minha vida? Sabemos que o conceito de privacidade é pessoal e cada um possui uma medida e um limite àquilo que pode ou não ser de conhecimento público.
Entretanto, quanto mais informações pessoais estiverem disponíveis, mas é possível, a qualquer um - criminoso ou não - saber sobre hábitos, gostos, itinerários pessoais e familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc