Pular para o conteúdo principal

1º Seminário Nacional de Inclusão Digital realiza campeonato regional de jogos de computador para alunos de escolas públicas!

Pessoal, me ajudem a divulgar na região de Passo Fundo? Valeu

Durante a programação, acontece o Campeonato de Frozen Bubble. Etapa
seletiva está aberta para alunos de 8 a 12 anos, de escolas públicas da
região

Já começaram os preparativos para o 1º Seminário Nacional de Inclusão
Digital (Senid 2012) que acontecerá de 16 a 18 de abril de 2012 na
Universidade de Passo Fundo (UPF). A comissão organizadora do evento
está preparando, como atividade paralela, o Campeonato de Frozen Bubble,
jogo baseado em software livre que exige raciocínio lógico e desenvolve
a coordenação motora. O objetivo da atividade é criar um espaço de
observação da dinâmica dos jogos vivenciada pelas crianças da sociedade
em rede. Para participar do campeonato, cada escola da rede pública da
região deverá escolher 2 alunos entre 8 e 12 anos que deverão ser
inscritos no site do evento. Em Passo Fundo, as seletivas nas escolas
municipais serão realizadas a partir de outubro com o apoio do Grupo de
Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital do Curso de Ciência da Computação,
apoiador da iniciativa.

A seletiva pretende escolher dois alunos de cada escola para a etapa
final, a ser realizada no dia 17/04, na UPF, concomitantemente com o
Senid 2012. O estilo da seletiva é confronto-direto, classificando-se os
dois alunos que atingirem o maior nível dentro do jogo em 10 minutos. já estão sendo agendadas as competições nas escolas municipais. Estamos acompanhando essa etapa em Passo Fundo, entretanto, se as escolas da região desejarem participar, basta entrar em contato com a organização do seminário para receber todas as instruções de como proceder em suas escolas.

O Frozen Bubble é um jogo de computadores que traz, entre outros
benefícios, melhorias relacionadas ao raciocínio lógico e coordenação
motora. incluir o campeonato na programação do
evento, além de propiciar a participação de estudantes do ensino
fundamental em atividades da área de Tecnologia da Informação, criará um
espaço real de observação para que os pesquisadores de todo o país que
estarão na UPF possam visualizar em tempo real o potencial dos jogos
para processos de aprendizagem. Haverá premiação e certificado para os
primeiros colocados.

Com o mesmo objetivo, mas direcionado a jovem com mais de 12 anos, no
dia 18/04/2012, o evento também estará promovendo o campeonato de jogos
de estratégia, a partir de um campeonato de Savage 2. As informações
para participação estão disponíveis no site do evento.


1º Senid
A partir de momentos de socialização de experiências, discussão do
contexto social e reflexão sobre a realidade da inclusão digital e da
opção por software livre, o 1º Senid tem como objetivo estabelecer
parcerias, fomentar ações e contribuir para a socialização do
conhecimento gerado e para o aprimoramento de processos de inclusão
digital no contexto sócio-educacional brasileiro.

As escolas da região interessadas em participar do campeonato devem
fazer contato com senid@upf.br para obter informações. Todas as
informações relacionadas ao seminário e à seletiva ao Campeonato de
Frozen Bubble, incluindo o calendário de visitas às escolas municipais,
podem ser obtidas acessando o site http://senid.upf.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc