Pular para o conteúdo principal

Sobre hackers, inovação e cinema

Ok, é certo que o cinema, especialmente o norte-americano, tem a capacidade de tornar uma história corriqueira (e esta que é tema deste post não é) em, no mínimo interessante. Competência técnica então, sem se fala. Por fim - ao menos para que chegue aonde eu quero - a capacidade de romancear, de transformar qualquer argumento em algo empolgante, digno de ser chamado de história.

Bem, hoje estou me referindo especificamente ao filme Piratas do Vale do Silício,  que apresenta a história de dois dos quatro personagens principais da história recente da humanidade - e vou me dar ao luxo de ser assim determinístico, pq afinal de contas estou em um blog... ;-):  Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates e Mark Zuckerberg, este último fora do (deste) filme, mas que é também responsável por uma revolução cultural, social e econômica, mas falamos disto em outro momento!!!


Mas vamos fazer assim: vou entrar no clima, ok? Ignorando se a história oficial é diferente. O que pode ficar para este grupo de 60 pessoas que compartilharam algumas horas de suas vidas comigo assistindo a este filme? (se amanhã eu desaparecer da face da terra é a galera do ACTA que me "pegou" rsrsr)

Me parece que o filme nos remete à essência do termo hacker, que tem a ver com superação, com inovação, com criatividade, com reconhecimento pela competência e com a vontade de mudar o mundo. Bem, podemos ter todos os poréns que quisermos, mas não podemos argumentar logicamente contra a ideia de que Apple e Microsoft nos aproximaram um pouco mais do que chamávamos de futuro e que, com sua percepção de mercado, transformaram o mundo moderno colocando computadores nas mãos, mesas e bolsos de cada um de nós.

Agora me pergunto, quantos Jobs e Gates estão perdidos/as por aí, sentados em bancos escolares precisando somente de um grande desafio para mudar o mundo... Quem está a fim?

O mundo precisa de Hackers




Não esqueçam que Sérgio Amadeu estará na primeira noite do Seminário Nacional de Inclusão Digital... ;-)
http://senid.upf.br


Ah, pra finalizar com humor:
"O lucro está nos computadores não nos softwares" (IBM)
Querem que a Xerox considere uma coisa chamada "mouse" (Xerox) 
A interface gráfica foi inventada pela Xerox., mas a Apple a popularizou, e daí?

Comentários

  1. Bom filme, mostra muito sobre se queremos resultados diferentes temos que ser diferentes...

    ResponderExcluir
  2. Excelente filme, mostra como muitas vezes podemos estar diante de situações que podem mudar o futuro de todos e muitas vezes nao incentivamos ou nao damos a devida importancia, como no caso, do cara (nao me lembro do nome hehe) da HP que perguntou " o que pessoas comuns iriam querer com um computador", ou o rapaz que vendeu o sistema operacional para a Microsoft e achou ter ganho uma fortuna, enquanto o Bill Gates viu que com aquele S.O. ele poderia fazer milhoes...As vezes ao redor e penso que a pessoa a meu lado pode estar fazendo uma nova descoberta, um novo aplicativo, um novo programa que pode tornar se uma novo grande marco da historia...Temos que focar em nossos objetivos e se temos um sonho temos que correr atras...e sempre que assisto este filme renasce em mim esta vontade de fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  3. Comentário sobre o filme na aula:
    O filme, designa que se ninguém tentar inovar, não vai conseguir criar nada, eles tentaram e conseguiram, nesse tempo houve muita concorrência e muitas brigas entre eles para conseguir ''ir para frente'', um roubando idéias do outro um lançando novos projetos e inovando e deixando o público surpreso.
    Concluindo: É um ótimo filme mostra uma boa história desde o começo da era tecnológica.

    ResponderExcluir
  4. otimo filme contado a historia das poderosas da informatica apple e microsoft

    ResponderExcluir
  5. Ademilson Marsiglio4 de abril de 2012 às 20:10

    Comentário sobre o filme na aula:
    O filme, designa que se ninguém tentar inovar, não vai conseguir criar nada, eles tentaram e conseguiram, nesse tempo houve muita concorrência e muitas brigas entre eles para conseguir ''ir para frente'', um roubando idéias do outro um lançando novos projetos e inovando e deixando o público surpreso.
    Concluindo: É um ótimo filme mostra uma boa história desde o começo da era tecnológica.


    O que disse nosso amigo Bill, Bons artista criam... Grandes artistas roubam (rsrsrsr)

    Ótimo filme, fala tudo o que nossos colegas disseram, e vi tambem que para fazer a diferença, não precisa ter uma boa aparencia, e um lugar adequado, apenas o conhecimento e a vontade de ser alguem na vida.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo filme, conta a história de dois gênios da informática que revolucionaram o mundo da tecnologia.

    ResponderExcluir
  7. É um filme muito interessante, pois mostra a história de grandes homens dentro da informática.Bill Gates e Allen fundaram a Microsoft,que foi uma das primeiras empresas sobre informática. Bill Gates tinha muitas idéias a serem realizadas,uma delas era piratear grandes empresas como IBM e XEROX.Steve Jobs tinha um perfil diferente, achava que se o trabalho não fosse divertido não valeria a pena. O filme retrata a história da informática ,e também mostra quem teve as grandes idéias e quem soube se aproveitar dessas idéias simplesmente pirateando....

    ResponderExcluir
  8. foi bem bom,mostro que nao e necessairo cria mas sim, saber que tem e nao sabe usar a sua ideia,para melhorar e ganhar muito dinheiro com ela.

    ResponderExcluir
  9. foi bem bom,mostro que nao e necessairo cria mas sim, saber que tem e nao sabe usar a sua ideia,para melhorar e ganhar muito dinheiro com ela.

    ResponderExcluir
  10. É um ótimo filme em que mostra como surgiram as maquinas e seus respectivos sistemas operacionais em que estamos tão habituados a usar. Durante o filme uma questão me veio a tona apos Jobs afirmar que "bons artistas criam, grandes artistas roubam", será que isso é aplicado em todos os setores de produção, lugar, etc? Creio eu que não, pois grandes artistas surgiram da própria criatividade, mas, com certeza, alguns surgiram roubando dos outros. Filmes assim mostram a verdade nua e crua e por esse motivo acaba se torando filmes de boa qualidade de informação.

    ResponderExcluir
  11. É um filme muito bom, pois mostra a história de Bill Gates e Steve Jobs,porém ambos foram desonestos, pois se aproveitaram de idéias alheias em situações propícias. Jobs, quando notou que o sistema operacional apresentado para a Xerox poderia revolucionar a informática com a introdução do mouse e do sistema com janelas e menus selecionáveis tratou de levá-los para a Apple, implementando-os numa versão nova do Macintosh. Porém Gates que na época havia se infiltrado na Apple como consultor, viu o sistema operacional do Mac e roubou a ideia de Jobs, lançando pela Microsoft o mesmo sistema antes que a Apple pudesse terminar seu projeto.....Mostra a influencia que alguns estudantes da época tiveram contra o domínio da produção de computadores em massa pelas grandes organizações. Com bastante foco na influencia cultural que os computadores traziam ate o processo da sua popularização.

    ResponderExcluir
  12. É um filme interessante que mostra a grande visão que Steve Jobs e Bill Gates tinham e de como se iniciou a Microsoft e Apple. Ambos foram importantíssimos pra área da computação, Steve Jobs por popularizar os computadores pessoais e Bill Gates por ter "criado" um dos mais bem vendidos sistema operacional. O mais desafortunado foram o pessoal da XEROX, que criaram o primeiro computador com interface gráfica, assim como o mouse, no qual Steve Jobs copiou para o seu projeto Apple Lisa que revolucionou os computadores na época, que então Bill Gates copiou e como ele disse "Bons artista criam... Grandes artistas roubam". Uma das idéias que o filme mostrou foi que se você quer fazer a diferença tem que ter visão e ser inovador. Felipe Tiago Marins-134290

    ResponderExcluir
  13. Filme Excelente para a compreensão do começo da informatica, e conhecer a história por trás das grandes empresas no ramo, como : Microsoft , Apple e Xerox ( que mostrou sua criação a Apple que como no próprio nome diz eles piratearam,o mouse e a tela gráfica e lançaram no mercado , e foi o grande salto para a empresa).
    Além de contar e mostrar como era suas vidas no começo dos projetos o filmes também nos da a risca o que nos faz intender um computador hoje em dia e que tudo que usamos facilmente em casa deve-se a eles.
    Ótimo filme recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  14. Conta a história quando a evolução da informatica foi criada em 2 lados diferentes. De um lado estava Steve Jobs que de sua garagem criou Apple, e Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas idéias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Steve Jobs e bill Gates, os dois conseguiram alcançar seus objetivos e que ambos foram desleais em alguns momentos e que se aproveitaram da ingenuidade de outras empresas. MAICO CAIGARO

    ResponderExcluir
  15. Um ótimo filme concerteza, mostrando a todos um pouco do que foi a vida dos mais maiores gênios da informática, Bill Gates e Jobs, entre essa disputa e "entre golpes" revolucionaram com toda a certeza de evolução que temos hoje. Mostrou tambem que nem tudo se cria mas tudo se transforma. Maciel Pasquetti - 66807

    ResponderExcluir
  16. No filme temos a história de duas das pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e o crescimento da informática: Bill Gates da Microsoft e Steve Jobs da Apple.
    A diferença entre os dois é que Jobs montava seus computadores com o sistema operacional incluído, e montava um sistema fechado onde somente os PC’s da Apple pudessem utilizar, a Apple começou com uma linha de computadores como o Aplle I, até chegar aos Macintosh ou Mac, que foram os supercomputadores lançados por Jobs e sua equipe, que na época foram considerados os melhores.
    Enquanto isso Gates na Microsoft apostou num mercado que na época era pouco disputado e que muitos não levavam em consideração. O mercado de software, a Microsoft então investiu a fundo nos softwares, saindo o primeiro sistema montado pela Microsoft que foi o MS-DOS.
    Logo após com uma grande jogada ao conseguir um contrato para fornecer programas para a Macintosh elaborou a partir do sistema operacional de interface gráfica do Macintosh a hoje conhecida família Windows, que era um sistema operacional mais fácil de manusear, a diferença é que a Microsoft distribui seu sistema para varias empresas montadoras de computadores e lançando também softwares específicos para seu sistema operacional. Softwares simples e úteis para facilitar o dia a dia das empresas. Essa idéia avançada e digo também adiantada colocou Gates na posição de homem de maior rentabilidade e mais rico do mundo junto com a Microsoft.

    ResponderExcluir
  17. É um ótimo filme, que mostra como foram construídas as duas maiores potências na área da informática, e que nem tudo foi criado pelos caras que ficaram com a fama, na maioria das vezes foi copiado.
    Isso mostra que não precisamos fazer sempre alguma coisa nova, basta aprimorar algo que já exista.

    ResponderExcluir
  18. Um filme excelente, para conhecermos como a informatica surgiu, onde podemos observar toda a genialidade Steve Jobs e Bill Gates. Estes que sempre estavam buscando aperfeiçoar seus projetos, atentos a todos os acontecimentos, que naquela época qualquer acontecimento sobre tecnologia chamava a atenção de toda a população. A partir disto surgiram as grandes potencias da informatica que conhecemos hoje, graças também ao fato da grande disputa entre esses gênios, onde um fazia algo e o outro "pegava", "roubava" do outro e aperfeiçoava. Podemos assim concluir que para conseguirmos desenvolver novas tecnologias temos que ser curiosos e ousados para fazer a diferença como esse caras fizeram!!!

    ResponderExcluir
  19. O filme mostrou a história de como surgiu a informatica, que baseia-se na genialidade de Steve Jobs e Bill Gates, onde esse se transformaram os grandes mestres da tecnologia, tendo em mente de nunca desistir de seus projetos estavam atentos a tudo o que surgia de novo na área, falando nisso tudo de novo q era lançado naquele tempo ganhava bastante repercussão na sociedade que lotava os eventos de amostras das novas tecnologias. O filme também mostra o surgimento das grandes empresas que conhecemos hoje, onde ouve digamos um "roubo" da interface gráfica e do mouse por parte de Steve sobre a Xerox, e de Bill sobre Steve. Podemos concluir então, que para conseguirmos desenvolver novos projetos temos que ter ousadia em buscar aperfeiçoar o que já existe e buscar sempre complementar algo a mais em tudo, como esse caras fizeram!!!

    ResponderExcluir
  20. Steve Jobs e Woz começaram do nada, conhecendo um cara que com a ajuda dele, criaram a “Caixa Azul” que fazia ligações gratuitas para qualquer local. Certo dia Woz começou a fabricar um computador em seu quarto (no qual não obteve sucesso) falando que aquilo ia dar dinheiro no futuro. Passou o tempo e eles começaram a fazer computadores pessoais em uma garagem.
    Bill cria a Microsoft em um quarto de hotel, e começa a comercializar linguagens para computadores. E futuramente sistemas operacionais.
    Steve copia a interface gráfica e o mouse da Xerox, e Bill copia as coisas da Apple.
    Todos eles começaram do nada, sem apoio, e persistiram no negocio. Facilitando a vida de todo mundo criando um computador de mesa, e assim lucrando milhões... É um filme muito interessante que aumentou os meus conhecimentos sobre o avanço da tecnologia.

    ResponderExcluir
  21. Um filme muito bom que nos mostra a importancia dos 2 dos nomes mais importantes da computacão. Nos faz ver como é importante ter ideias diferentes
    que facam toda a diferenca para o desenvolvimento tecnologico. A importancia de saber ter a visao de o que sera importante no fututo, e saber lidar com inteligencia nos negocios voltados a computacao, que ;e um meio muito vasto para aproveitar.

    ResponderExcluir
  22. filme muito bom que mostra a história do Steve Jobs e do Bill Gates, e podemos ver que era uma época difícil para eles,já que as inovações ainda estavam por vim e eles conseguiram inovar "roubando" as ideias dos outros.Enfim, mostra uma
    verdade que aconteceu e de forma injusta e acabou resultando no mundo em que vivemos hj,com muita tecnologia.

    ResponderExcluir
  23. O filme é muito bom,mostra o desenvolvimento da informática desde o começo até os computadores se tornarem populares entre as pessoas. Conta a história da Apple e da Microsoft e dos seus criadores Bill Gates e Steve Jobs, que eram dois rapazes com vidas totalmente distintas. Os dois deram muitos golpes em empresas e se tornaram o que são hoje pela esperteza que tinha. Compravam projetos de pequenas empresas por quase nada e acabavam vendendo por milhões dizendo que eles mesmos tinham criado. Em uma parte do filme Steve e Bill acabam se encontrando e tendo uma briga. Bill Gates consegue enrolar Steve Jobs e passa a perna nele roubando suas ideias. Bill Gates se tornou um dos homens mais ricos do planeta e hoje comanda a Microsoft que é uma das maiores indústrias de software do planeta.
    No filme tanto Bill como Steve são desonestos e levam em conta aquele ditado de que 'nada se cria, tudo se copia e se aperfeiçoa'.

    ResponderExcluir
  24. É perceptível a imoralidade apresentada no filme, que nos passa a imagem de que para crescer financeira e profissionalmente é necessário passar por cima de alguns de nossos princípios básicos(o que em muitos casos não deixa de ser verdade). O fato de ambos os protagonistas se utilizarem do roubo de informações para desenvolverem seus famosos produtos é prova disso.
    Porém, em contra ponto, o filme mostra que independente da sua origem, se você realmente acreditar e se esforçar para alcançar uma meta ou objetivo é altamente possível de fazê-lo, mesmo que através de circunstâncias "não éticas".

    ResponderExcluir
  25. Comentário sobre o Filme assistido em aula:

    Ótimo filme, conta a história de dois "Gênios" Bill Gates e Steve Jobs. Mostra as dificuldades que eles tinham na época. Mostra como eles roubaram as idéias, e nos mostra que o "Mundo é dos Espertos" e nos faz pensar como seria os dias de hoje, se eles não tivessem feito isso.

    Aluno: Guilherme Tartari

    ResponderExcluir
  26. Excelente escolha de filme para se passar em uma aula de Introdução a Computação. Afinal, estes dois "caras" foram os responsáveis por termos essa matéria e tantas outras na área da TI. Gênios é muito pouco para definir Jobs e Gates. Eles estão a um patamar a cima. Eu ouso a dizer que os dois são visionários, já que em uma época tão difícil, onde o acesso a tecnologia era quase nulo, eles foram capazes de do fundo de suas garagens, mudarem o mundo. Afinal, atualmente quem sobrevive sem um "Personal Computer", tanto como usuários, tanto como empresários. O que se pode tirar de proveito deste filme é que nunca devemos desistir das nossas ideologias, por mais absurdas que sejam. Assim como era absurdo a ideia de usar um "mouse", de usar uma "interface gráfica", de cada pessoa ter um computador em casa. Hoje não nos imaginamos vivendo sem tanta tecnologia. Mas sera que nossos antepassados se imaginavam vivendo com tanta tecnologia? O mundo muda, as pessoas mudam, mas somente os que persistem no que acreditam triunfam.

    ResponderExcluir
  27. Um filme muito bom !! que nos faz pensar e analisar um pouco sobre o surgimento destas 2 empresas,que com certeza revolucionaram o mundo.
    E nos da inspiração e visão sobre o mundo das tecnologias onde inovar e criar o novo é essencial.

    ResponderExcluir
  28. É um ótimo filme, pois conta a história do surgimento da informática doméstica, e como Bill Gates e Steve Jobs foram importantes nesse processo. Para nós, da área de TI, ele é muito inspirador, e nos mostra que devemos batalhar para conseguir nosso espaço.

    ResponderExcluir
  29. O filme é muito bom, conta a história da evolução dos computadores pessoais (PC's), em especial tratando dos fundadores da Micosoft e Apple, que tiveram função vital no desenrolar dessa evolução.

    ResponderExcluir
  30. Filme muito bom pra se ter um conhecimento maior desde quando tudo começou.. filme que certamente vai ser assistido por mtos outros..

    ResponderExcluir
  31. Pelo que eu entendi, na verdade a Microsoft e a Apple copiou a ideia da Xerox ? Ou melhor, a Apple aderiu a ideia da Xerox, e logo a
    Microsoft copiou a Apple.

    ResponderExcluir
  32. Ótimo filme que mostra a história de duas pessoas muito importantes não só para a área da TI mas todas elas. Hoje, praticamente não há um serviço que não esteja de alguma forma relacionado com computadores, web, etc. Também nos apresenta como Steve Jobs e Bill Gates tinham confiança em suas convicções. Se dedicavam com corpo e alma para conseguir o que queriam. A "arte" de tirar dos outros o que se considerava lixo e transformar em ouro. Assim como manipular e influenciar as pessoas, criar verdadeiras ideologias sobre seus produtos. Eles conseguiram tornar o que vários tinham acesso, ou poderiam ter, em algo único.

    ResponderExcluir
  33. O filme é bom, mostra como foi iniciada toda a história da tecnologia,informatica e da luta entre as empresas que mudaram o rumo da história.,deixando um legado,que com certeza devemos valorizar.

    ResponderExcluir
  34. É um filme muito bom, pois mostra a história de Bill Gates e Steve Jobs,porém ambos foram desonestos, pois se aproveitaram de idéias alheias em situações propícias.Para nós, da área de TI, ele é muito inspirador, e nos mostra que devemos batalhar para conseguir nosso espaço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete