Pular para o conteúdo principal

Viajar é mudar a roupa da alma!

Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada em Educação, pós-doutor em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.



O título da coluna deste mês tomei emprestado de Mário Quintana! Afinal, a grande maioria de nós viaja em fevereiro durante nossas férias. Eu sei que viajamos durante o ano todo, mas geralmente a trabalho. Quando conseguimos passear, aprisionamos esta oportunidade de mudança de figurino nos famosos feriadões que além de nos impedirem de refinar nossas escolhas, não nos distanciam suficientemente do nosso dia a dia a ponto de trocarmos de roupa ;-) .
O nosso mundo reflete exatamente o quanto dele conhecemos. Assim, se desconheço determinado lugar, ele não faz parte do meu mudo, o que o torna menor do que poderia ser. Assim, viajar não se trata somente de mudar a roupa da alma, mas de expandi-la, de aperfeiçoá-la e cultivá-la! Assim, nesta coluna quero sugerir alguns recursos do mundo digital que podem auxiliar no planejamento de suas viagens.
Pois bem, o primeiro desafio é decidir para onde ir. Se temos destinos possíveis, perfeito! Vamos ao Google e descobrimos os encantos de cada uma das possibilidades sem sair de casa. Agora, se não temos ideia de onde queremos ir, ou ainda, se queremos ampliar nossos leques de escolhas, o melhor é recorrer a quem viaja e compartilha suas experiências em blogs. Em http://bit.ly/1fpL8We é possível encontrar 40 blogs de apaixonados por viagem falando sobre suas experiências em diversos locais do Brasil e do Mundo.
Definido o destino é hora de programar a viagem em si. O primeiro passo é a compra das passagens. Existem muitos sites de compras on-line, agrada-me o E-dreams [http://www.edreams.com.br/] que a partir de alguns dados fornecidos por mim, pesquisa em um grade número de empresas aéreas as melhores possibilidades de voo. Ainda, existe a possibilidade de desfrutar do conforto da primeira classe, sem mexer no bolso, fazendo um upgrade de categoria, utilizando os pontos do seu cartão de crédito. Feita a compra é hora de reservar os hotéis, empreitada para a qual conto sempre com um site chamado Booking.com [http://www.booking.com]. Além de sugerir hotéis com base nas informações que forneço, apresenta comentários de outros hóspedes o que ajuda muito a ficar bem hospedado na cidade escolhida.
Uma alternativa mais barata são os Albergues da Juventude que oferecem uma infraestrutura simples mas adequada para turistas na maioria das grandes cidades do mundo. Eu sei que temos preconceito com a denominação “Albergue”, mas basta dar uma olhada no site para que ela se dissipe rapidinho [http://www.albergues.com.br/].
Definida a cidade, os voos e o local de estadia, agora é buscar o máximo de informações para que os dias na cidade vistam nossa alma de alegria. Uma possibilidade é começar pelos mapas do Google [www.googlemaps.com] que, além de nos ajudar a conhecer nosso destino a partir de imagens 3D nos permite fazer um tour pelas ruas das principais cidades do mundo!
Eu não gosto muito de sites oficiais de turismo. Afinal ninguém joga contra o próprio time. Assim, sites como Vou de Mochila [http://www.voudemochila.com.br/] ajudam bastante a conhecer o cotidiano da cidade fornecendo informações que vão desde a melhor gastronomia até a linhas de ônibus que possuem batedores de carteira por exemplo.
Antes de desejar boa viagem, quero destacar que existem muitos outros sites semelhantes aos que eu sugeri. Seria muito legal que você pudesse compartilhá-los comigo nos cometários da versão digital deste texto. De qualquer forma, minha escolha foi em função daqueles sites que já me ajudaram muito nos últimos anos e que podem, sem dúvida, ser valiosos a qualquer pessoa que deseja ampliar seu mundo. Boas férias, boas viagens, e que sua alma se amplie com sua mente ao viajar.




Esta coluna está disponível em



Colunas anteriores:
[Somando de Janeiro  2014]
[Somando de Dezembro 2013]
[Somando de Novembro 2013]

[Somando de Outubro 2013]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete