Pular para o conteúdo principal

O mundo precisa de mais hackers!

Coluna de Setembro da revista Somando


Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada a Educação, pós-doutor em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.
Contato: teixeira@upf.br


Existem muitos palavras que são equivocadamente utilizadas, sobretudo em virtude do desconhecimento de seu real significado por parte de quem as utiliza. Sem dúvida alguma a palavra “hacker” é uma delas. O termo carrega um sentido negativo para a esmagadora maioria das pessoas, por conta do desconhecimento da origem da palavra e pelo imaginário popular alimentado pelo cinema (o norte americano, invariavelmente). E talvez este seja o principal motivo da confusão. Pois bem, neste mês quero colaborar dentro daquilo que, não sendo um cineasta, tenho possibilidade!
A cultura hacker nasceu nos primórdios da internet - estamos falando de 1960 (*) - quando habilidosos programadores, genuinamente convencidos de que a rede mundial de computadores deveria ser livre e construída a partir de tecnologias livres, colaboraram voluntariamente para a definição e implementação de protocolos de comunicação e ferramentas que possibilitariam a troca de informações entre pessoas espalhadas pelo mundo.
A cultura hacker era movida, então, pelos princípios da competência técnica, da meritocracia e pela disponibilidade que cada um demonstrava em colaborar com o bem comum; o que, neste caso, significava criar uma estrutura de conexão entre as pessoas. Em um contexto de “tudo a fazer”, instituído na gênese da  internet, a competência técnica era fator determinante para a seleção daqueles que poderiam contribuir na hercúlia tarefa de construir alternativas para algo que, por definição das forças armadas dos Estados Unidos, permanecia fechado e disponível somente dentro dos interesses militares.
Tal competência técnica, uma vez comprovada, outorgava maior ou menor valor aos indivíduos. Valor este que dependia unicamente da amplitude de sua ação e do bem por ele proporcionado à comunidade. Foi a cultura hacker, em grande parte, que fez da internet o que ela é hoje. Os protocolos criados há décadas, frutos do trabalho coletivo, permanecem, ainda, como os pilares técnicos da rede.
Uma vez feito este esclarecimento, seria tranquilamente possível atribuir a palavra hacker a qualquer pessoa que coloca suas habilidades técnicas a serviço da comunidade, tendo como objetivo a sua melhoria. São pessoas que acreditam firmemente que suas habilidades só possuem sentido se colocadas a serviço de alguém. Assim, não é só na área de informática que temos hackers. Qualquer pessoa que possua grande habilidade técnica - em qualquer área - e que a coloca a serviço de um bem comum é, sem dúvida, um hacker!
Com certeza, a esta altura, você deve estar se perguntando: “Mas afinal, quem são os criminosos virtuais retratados os filmes? Aqueles que invadem computadores e roubam senhas?”. Pois bem, estes são os crackers, indivíduos que possuem também grandes habilidades técnicas, mas que as utilizam única e exclusivamente em benefício próprio. E tais “profissionais”, infelizmente, existem em qualquer área :-/ (**)! Mas não são os crackers que importam, e sim os hackers, é deles que o mundo precisa! E aí, quem se habilita?




(*) Sim, a internet já é cinquentenária, e ainda assim, continuamos remando com conexões caras e de baixa qualidade em nossas casas, empresas e instituições de ensino.
(**) Caso minha explicação acerca das diferenças entre hackers e crackers não tenha ficado clara, aqui vai uma sugestão cinematográfica para ajudar: no filme “Ameaça Virtual” (2001), Milo (Ryan Phillippe) e seu grupo são hackers, enquanto Gary Winston (Tim Robbins) é um cracker.





Esta coluna está disponível em


Colunas anteriores:


[Somando agosto 2014]
[Somando de julho de 2014]
[Somando de junho de 2014]
[Somando de maio de 2014]
[Somando de abril de 2014]
[Somando de Março 2014]
[Somando de Fevereiro  2014]
[Somando de Janeiro  2014]
http://goo.gl/qtz8VG  
[Somando de Dezembro 2013]
http://goo.gl/vMpsDb  
[Somando de Novembro 2013]
http://goo.gl/DqH08a  
[Somando de Outubro 2013]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete