Pular para o conteúdo principal

#BeTrue - Seja Verdadeiro

Coluna de fevereiro de 2015
Revista Somando
#BeTrue - Seja Verdadeiro


Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada a Educação, pós-doutor em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.
Contato: teixeira@upf.br


Conforme anunciei na coluna de janeiro [http://goo.gl/mbYCeX], neste ano estaremos refletindo acerca de 11 premissas que apontam para o futuro das inovação em curso na sociedade. Este tema interessa a qualquer pessoa que compreende que a tecnologia influencia diretamente a forma como vivemos e nos relacionamos. Assim, vamos à primeira premissa da lista: #BeTrue - Seja Verdadeiro.



Ser verdadeiro não é opção no mundo contemporâneo por motivos que vão desde a sensibilidade desenvolvida pelas pessoas para detectar mentiras - ou verdades parciais, até a impossibilidade de manter qualquer informação escondida. E tudo isto passa pela tecnologia!
Vamos começar pela sensibilidade em detectar enrolação desenvolvida por um grupo de indivíduos - especialmente os nascidos depois de 1995 que, desde a mais tenra idade são alvo de marketing e simplesmente não toleram enrolação e não são obrigados a ficar amarrados a ela. Se algo não interessa ou não convence, em uma postura menos ativa, é deixado de lado imediatamente.
Entretanto, o mundo contemporâneo abre espaço para um posicionamento que vai além do “deixar de lado” mencionado a pouco, abrindo a possibilidade para que as pessoas se manifestem. Neste mundo conectado, as desigualdades são menos defensáveis uma vez que, quando alguém pode segurar um telefone celular, capturar alguém ao realizar um ato, um comportamento, enviá-lo a internet, transmiti-lo para o mundo, o jogo de mascarar a realidade acaba. Basta lembrarmos no caso Edward Snowden [http://goo.gl/22TKqM], agente da CIA que revelou à Wikileakes [https://wikileaks.org/] a espionagem realizada pelos EUA.
Posto isto, fica mais fácil entender os motivos pelos quais a Internet não é amiga nem das ditaduras, nem da autocracia, nem do poder. As elites no poder em sociedades não ou semi democráticas não gostam da internet. Prova disto é a forma como o acesso à internet é controlado em países como Cuba, China e Coréia do Norte.
Você não opta por ser transparência, o cenário te expõe uma vez que, com um canal aberto de comunicação e com a facilidade de geração de conteúdo, as pessoas compartilham experiências e opiniões de foma instantânea e sem filtros. Não há mais como esconder a verdade por trás de produtos, pessoas ou fatos.
Vivemos o tempo zero da comunicação. Significa que não existe mais tempo entre o fato e o conhecimento do fato. Precisamos estar preparados para isto. De que forma? Procure acertar, mas se você errar, reconheça imediatamente que errou. É impossível viver em um mundo tão dinâmico sem cometer erros.
No mundo de hoje a frase de Abraham Lincoln que diz "Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar a todas por todo o tempo", acelera sobremaneira a noção de tempo. Não existe mais tempo para enrolação!  #BeTrue, a privacidade não existe mais, assim, seja verdadeiro!


Esta coluna está disponível em


Colunas anteriores:


[Somando de janeiro 2015]
[Somando de dezembro 2014]
[Somando de novembro 2014]
[Somando outubro 2014]
[Somando setembro 2014]
[Somando agosto 2014]
[Somando de julho de 2014]
[Somando de junho de 2014]
[Somando de maio de 2014]
[Somando de abril de 2014]
[Somando de Março 2014]
[Somando de Fevereiro  2014]
[Somando de Janeiro  2014]
http://goo.gl/qtz8VG  
[Somando de Dezembro 2013]
http://goo.gl/vMpsDb  
[Somando de Novembro 2013]


[Somando de Outubro 2013]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc