Pular para o conteúdo principal

Sobre programação de computadores na educação!

Entrevista concedida para a Rio Educa
Portal da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - RJ [http://www.rioeduca.net/]


1-Qual é a importância de se ensinar a programar a alunos do ensino fundamental?
Na sociedade contemporânea, programar não é importante somente para alunos do ensino fundamental, mas para qualquer pessoa. Parece-me que desenvolver habilidades de programação já no ensino fundamental cria situações que podem contribuir decisivamente no potencial das crianças de construir conhecimento quando, onde e se precisarem. Programar computadores está centrado no desenvolvimento de habilidades cognitivas e não na memorização de conteúdos. Tal direcionamento é fundamental em uma sociedade onde ter acesso a conteúdos não é mais prerrogativa do ambiente escolar, afinal 97% da terra estão digitalizadas. Este é o resultado de um estudo realizado em 2011 por um pesquisador norte-americano disponível na revista Science [https://goo.gl/nV5iIf ]. Destes 97%, 80% estão disponíveis na Internet. Umberto Eco, filósofo italiano, aponta que a sociedade do futuro será composta por três castas: a primeira, mais numerosa e na base da pirâmide, será formada pelas pessoas que percebem o mundo pelos meios de comunicação de massa. O segundo grupo intermediário nesta forma piramidal, será composto pelas pessoas que utilizam computadores. Ou seja, utilizam e-mail, possuem contas em redes sociais, etc. Por fim, a elite intelectual da sociedade do futuro, será composta por pessoas que saibam programar computadores, sentencia Eco. Além do mais, caso não aumentemos drasticamente o número de pessoas capazes de programar computadores, teremos um colapso global em pouco tempo, uma vez que, com o advento da computação das coisas, tudo será programável! Por isso, do 5 aos 100, vamos programar computadores!

Quais as competências que pode ser desenvolvidas com a programação?
Programar computadores nos ajuda a desenvolver competências de resolução de problemas; estímulo à criatividade; desenvolvimento de pensamento procedimental; capacidade de trabalho em grupo; possibilidade de testagem de hipóteses e identificação de erros. Ou seja, competências cognitivas fundamentais para um mundo de abundância.



2-Como aproximar a programação da educação?
Além da utilização da programação em atividades curriculares junto ao laboratório de informática, a participação em olimpíadas ou projetos extra curriculares, tem se mostrado como uma alternativa poderosa de aproximação entre a programação e a educação. Na Universidade de Passo Fundo, realizamos a dois anos a Olímpia de programação de computadores para alunos do ensino fundamental. Existem outras iniciativas no país que criam situações onde equipes formadas no interior das escolas podem, a partir de uma preparação prévia, participar de campeonatos e atividades. De qualquer forma, acreditamos que a programação de computadores seja uma alternativa viável para a redefinição da importância da informática em processos educativos, uma vez que gradativamente os computadores deixam de ter ares de novidade para os estudantes e passam a ser criadores de rotas de fuga das propostas feitas pelos professores que, a bem da verdade, embora bem intencionadas, não desafiam e não abrem espaço para criatividade para os estudantes.

3-Como tem observado  o debate sobre a idade mínima para uma criança iniciar em programação?
Existe idade mínima para começar a falar? E para começar andar? ;-)

4- A figura do Hacker está associada aos crimes digitais. Qual seria proposta da Escola de Hackers para educação? Na verdade, este é um desserviço que o cinema norte-americano presta para cultura contemporânea. O criminoso digital é denominado cracker e não Hacker.  O hacker é caracterizado pelo desejo de conhecer mais, pela criatividade, pela competência técnica e pelo comprometimento com a melhoria da sociedade. Na cultura hacker, aquele que sabe mais, ensina o que sabe menos. Na cultura hacker, aquele que mais colabora é o mais importante. É a cultura em que vale muito mais aquilo que eu sei do que aquilo que os outros querem que eu saiba. A cultura hacker é a cultura da criatividade, da colaboração, do compartilhamento e da aprendizagem. Ou seja, deveria ser a cultura da Escola e da Universidade.
O projeto escola de hackers da Secretaria e Educação da Prefeitura Municipal de Passo Fundo quer criar alternativas de apropriação dos Laboratórios de Informática nas escolas Municipais de Passo Fundo, bem como desenvolver competências de programação de computadores nas crianças atendidas. Em 2014 foram 370 e, neste ano, 378. Como desdobramento, temos um grupo, denominado Berçário de Hackers, formado por crianças de 5 e 6 anos que estão tendo noções básicas de programação e a Escola de Hackers Avançada, com os 15 melhores do ano que passou, desta ver explorando a robótica.

5-Qual seria a dica para um professor começar a pensar  a usar a programação  em sua sala de aula?
Parece-me que a melhor dica é criar espaços de liberdade para a exploração dos recursos de programação por parte dos alunos. De qualquer forma, posso sugerir algumas possibilidades didáticas de utilização e de apropriação da programação em um ambiente formal de ensino, embora o ato de programar tenha claras incompatibilidades com o que fazemos na Escola: A solicitação de entrega de trabalhos no formato de um programa de computador e não de texto digitado; a criação de feiras internas de inovação e criatividade onde os alunos devem criar programas de computador que auxiliem na solução de situações reais da escola e das pessoas; momentos livres de programação de computadores onde os alunos mais velhos criam programas educativos para os alunos mais novos da escola; a utilização do laboratório de informática como Hacklab e não como uma sala de aula, onde os alunos vão para programar e não para outra atividade. Vejam que para isto o professor não precisa necessariamente dominar a técnica de programação, basta abrir espaço para o que os estudantes possam explorar as diversas possibilidades que existem na rede. Dentre essas possibilidades destaco o Scratch [scratch.mit.edu] e o Code academy [www.codeacademy.com/pt]. Quem vai ensinar? Ninguém, eles não precisam! ;-)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete