Pular para o conteúdo principal

#ThinkMobile - O mundo está em nuvem

Coluna de junho de 2015 da Revista Somando
http://rdplanalto.com/revista-somando/

#ThinkMobile - O mundo está em nuvem
http://thecommunicationrevolution.com.br/

Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada em Educação, pós-doutor em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.
Contato: teixeira@upf.br

O mundo está em nuvem, acessível e sem fronteiras… Assim se enuncia a premissa número 5 do documento The Communcation Revolution, organizado pela RBS, sobre o qual tenho dedicado as colunas da revista Somando deste ano. São três os gargalos do desenvolvimento tecnológico: processamento, armazenamento e conexão. Não temos mais problemas com os dois primeiros uma vez que nossos celulares possuem processadores mais potentes do que o de computadores lançados há 10 anos, e levamos em nossos pen drives uma quantidade de dados que seria inimaginável até pouco tempo atrás. Entretanto, é preciso reconhecer que temos muito a avançar na conexão, ou seja, na infraestrutura tecnológica que nos permite a possibilidade de transferir dados e, principalmente, de armazená-los e acessá-los diretamente onde estão - nas nuvens.


A expressão “nas nuvens” faz referência a informações que estão armazenadas em um determinado computador localizado em qualquer lugar do mundo e, em virtude da impossibilidade de uma localização geográfica precisa, utiliza-se a metáfora da nuvem. Mas partamos do princípio de que é uma questão de tempo para que estejamos todos conectados por meio das velozes e poderosas redes de computador. A partir disso, poderemos começar a tratar da premissa deste mês, que nos impele a pensar de forma móvel: Think Mobile!
Esta premissa parte do fato de que nossos computadores, que nos dão acesso ao mundo, não estão mais aprisionados a uma mesa, passaram a ser portáteis, miniturizados e conectados permanentemente. Vivemos em um tempo em que o celular é a primeira tecnologia que acessamos quando acordamos, e a última que utilizamos antes de dormir. Estamos sempre ligados e conectados.
Tal situação de conexão e mobilidade altera totalmente nossa percepção de tempo e espaço, uma vez que nos permite estar em qualquer lugar do mundo sem sair do ponto em que estamos. Nos permite, ainda, acesso permanente ao que os outros estão fazendo, conectando-nos de forma sutil e possibilitando que tenhamos uma consciência ampliada de que, de fato, fazemos parte de uma rede e que, quanto maior o número de conectados, mais densa se torna esta rede de conexões. Os contatos que carregamos em nossos celulares, representam o mesmo número de pessoas que levamos conosco e que estão permanentemente acessíveis, independente do local onde se encontram fisicamente. Aceite o inimaginável, assuma a possibilidade de novos formatos e novas configurações; mobile é convívio, conveniência, é recriação de experiências. Pense mobile e subverta antigas concepções de tempo e espaço. Think Mobile!


Esta coluna está disponível em http://nossacibervida.blogspot.com.br/

http://goo.gl/7LGjR0
[Somando de maio de 2015]
[Somando de abril 2015]
http://goo.gl/3rwqLs
[Somando de março 2015]
[Somando de fevereiro 2015]
[Somando de janeiro 2015]
http://goo.gl/1bKj2d

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete