Pular para o conteúdo principal

#BEBETA - Liberte sua mente

#BEBETA - Liberte sua mente
http://thecommunicationrevolution.com.br/


Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada em Educação, pós-doutor em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.
Contato: teixeira@upf.br

Liberte sua mente, questione verdades (até então) absolutas para você, fuja da crítica pela crítica, seja beta! Na área de informática se usa a terminologia “beta” para o que está em construção e aprimoramento, para uma solução inacabada e em fase de testes, portanto, aberta para o aprimoramento. Em um mundo de tantas possibilidades, precisamos ser permeáveis, arejados e insatisfeitos. Estas são algumas das ideias que a premissa #Be Beta(*) desenvolve e sobre as quais esta coluna se debruçará neste mês de julho.



Um estudo norte americano publicado na revista Science [https://goo.gl/nV5iIf] em 2011, quantificou que 97% da informação mundial está digitalizada e que, deste percentual, 80% está disponível na Internet. Ainda, o nível de conexão instituída por meio das redes digitais, impõe um ritmo de disponibilização de novos conhecimento nunca antes visto na história da humanidade e com o qual, não estamos acostumados a tratar. E para completar, de 1965 a 2005, nossa capacidade de processar informações pelo mesmo preço aumentou 2.000.000.000 (sim, dois bilhões) de vezes e aumentará mais 2.000.000.000 até 2025. Precisamos estar preparados para um futuro em que o ritmo de inovação e de geração de informações será tão dinâmico que ser Beta não será opção. Somente o estado Beta nos colocará em condições de sermos e estarmos em sociedade e, principalmente, de transformá-la.
A cultura do beta é aquela que assume suas possibilidades de erro e reconhece neles uma oportunidade de aprendizagem absolutamente precioso. No mundo contemporâneo, errar é tão importante quanto acertar. Ou seja, é preciso que o erro seja valorizado a fim de que se possa aprender com o processo e não com o resultado que, quase invariavelmente mostra somente a versão do produto, do processo ou do serviço que deu certo. Para ser didático, o acerto é uma fotografia e o erro é um filme!
O mundo da conexão, do processamento e da velocidade de transmissão de dados coloca em cheque aquilo que até então era sólido. Conhecimentos tidos como incontestáveis, instituições historicamente construídas - como a Escola e a Universidade - tem suas bases abaladas pela incapacidade de prever o futuro da sociedade e pela consequente dificuldade de formar sujeitos para esta realidade.
Neste contexto, assumir o desafio de estar em estado Beta abre espaço para que possamos resgatar nossa capacidade de criar. Um dos motores da criatividade é a ausência do medo de errar e, se somos Beta, não temos mais nenhum tipo de compromisso com o acerto que, quase invariavelmente nos destina a soluções sem cor, sem sabor, sem energia e, pior,  sem impacto social. Mas afinal, qual o motivo desta necessidade de estar em estado Beta constantemente? Simples, as coisas mudam tão rapidamente que nossa única alternativa é sair de nossa tradicional postura estática, pragmática, inflexível e determinada, e assumir uma existência aberta, não-hierárquica, distribuída, tolerante, flexível e que não tenha fim! Assim, Be Beta pessoal!

(*) Recaptulando: neste ano estamos tratando das 11 premissas do relatório The Revolution Communication!



Esta coluna está disponível em http://nossacibervida.blogspot.com.br/


[Somando de junho de 2015]
[Somando de maio de 2015]
[Somando de abril 2015]
[Somando de março 2015]
[Somando de fevereiro 2015]
[Somando de janeiro 2015]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc