Pular para o conteúdo principal

QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA INFORMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO?

Coluna de Outubro/2016
DM na Sala de Aula

QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA INFORMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO?

Adriano Canabarro Teixeira
Professor do PPGEdu - UPF

Para ser bem direto: Nenhuma! Afinal a tecnologia por si só não possui valor algum quando desprovida da manipulação humana! Seu valor está exatamente nesta simbiose potencial entre nós e os aparatos tecnológicos! De qualquer forma, contrariamente à minha primeira afirmação neste texto, o mundo é definido pelas tecnologias. Vou repetir: o mundo é definido pelas tecnologias!  Todas as grandes evoluções e revoluções da humanidade ocorreram a partir de tecnologias.
Alvin Toffler apresenta esta relação de forma clara e precisa em seu livro “A Terceira Onda”. Ele apresenta três grande revoluções pelas quais a humanidade passou e que tiveram seu suporte nas tecnologias do momento histórico. A primeira foi quando o homem, cansado de ser nômade, decidiu fixar-se em uma determinada região, gênese do que atualmente chamamos de “cidades”. Entretanto, para que pudesse sobreviver, as tecnologias que permitiram cultivar a terra e criar animais foram determinantes! E esta foi a primeira grande revolução pela qual passamos!
Em determinado momento, precisávamos transformar matéria prima em produtos e a revolução industrial, com suas diferentes facetas, transformou radicalmente a vida das pessoas, impulsionou o desenvolvimento e transformou processos que antes eram realizados por seres humanos. Músculos foram substituídos por engrenagens, válvulas e correias. Por fim, a terceira grande revolução apontada por Toffler foi aquela impulsionada pelos dispositivos digitais onde processos cognitivos básicos começavam a ser realizados por computadores. Mais um abalo radical no modo como o mundo se organizava. Mas este livro foi escrito em 1980 e é inevitável perguntar: Qual seria a 4ª Onda, 36 anos depois?
Em 2016 temos um mundo absolutamente transformado pelas tecnologias digitais - agora eu sugiro que abra o Google, você vai querer saber mais sobre o que vou te apresentar. O avanço da Inteligência Artificial representada pelo supercomputador Watson da IBM; O avanço da Internet das Coisas que conectará tudo à rede mundial de computadores; A pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia - publicada na revista Science, a mais importante revista científica do mundo - que aponta que 97% da informação do mundo está digitalizada e, destas, 80% estão na internet; A impressora 3D alemã que imprime casas em 24 horas; A unidade MacDonalds  totalmente robotizada inaugurada na cidade de Phoenix, Estados Unidos, em 2015; por fim - agora vou pegar pesado - o robô cirurgião chamado DaVinci, já em funcionamento em três hospitais brasileiros. Vou ser direto agora: Na próxima década veremos muitas atividades serem substituídas por tecnologia! Quais? Todas aquelas que possuírem algum nível de repetição e previsibilidade! Pergunta nova: Em que medida nossas Escolas e Universidades preparam para este mundo? Abstenho-me de responder - por enquanto ao menos!
Pronto, feita esta introdução que balizará todas as minhas contribuições com o caderno DM em Sala de Aula, quero reformular a resposta dada inicialmente: Algumas apropriações da informática podem nos ensinar a pensar! Sim, assim como outras práticas e áreas de estudo. Entretanto, se os computadores são tão determinantes no mundo em que vivemos, qual o motivo para não explorarmos o potencial destes dispositivos na formação de indivíduos que são capazes de resolver problemas de forma criativa, de pensar de forma estratégica e procedimental? Sim, algumas pessoas já entenderam que estou falando da programação de computadores.
Uma discussão iniciada por Seymour Papert em 1993 quando publicou o livro “A Máquina das Crianças” - leitura que recomendo a todos aqueles que se ocupam da educação. Nos últimos anos, a importância da programação de computadores na educação básica ressurgiu com força nos Estados Unidos da América e em alguns países da Europa. No Brasil, as iniciativas que exploram esta faceta da informática são recentes e em menor número. Uma das principais experiências de que se tem acesso - sem dúvida a de maior envergadura em território nacional - foi realizada em Passo Fundo nos anos de 2014 e 2015. Denominada Escola de Hackers, ensinou programação de computadores para mais de 500 jovens e adolescentes a um custo simbólico. Será a programação a nova fronteira que voltaremos a explorar no que se refere à informática educativa? Acredito firmemente que sim! Bem, sobre isto me ocuparei nas próximas oportunidades. Por agora, resgato a importância de que o poder público, em parceria com as Instituições de Ensino Superior de Passo Fundo, reconheça seu papel fundamental no fomento a iniciativas como a Escola de Hackers e reafirme seu perfil de vanguarda também na formação de jovens para o século XXI!

“Todos deveriam aprender a programar. Programas nos ensina a pensar” Steve Jobs


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc